sábado, 24 de fevereiro de 2007

Livre Directo

Quando me convidaram para este projecto, veio-me à memória os jogos de Domingo à tarde da minha infância... no meio de todo o folclore que envolve o desporto rei, existem constantes de universalidade que nos unem a todos nesta paixão que transcende os clubes e se materializa naquelas grandes jogadas, nos grandes golos, nos magníficos players que a globalização e os mass media trouxeram até nossas casas.
A paixão nasce assim, precoce. E em toda a parte é ver os futuros adeptos, ou quem sabe artistas de amanhã, correrem ao primeiro toque da campaínha para aquele derby que se joga entre as aulas, bola debaixo do braço, equipas seleccionadas ao pormenor, o drama do guarda-redes e o rescaldo que se segue, o corpo ainda vibrante do esforço e das emoções à solta nas quatro linhas... no fundo a essência do futebol na sua face mais pura. E esses mesmos putos, é vê-los, de joelhos esmurrados pelos confrontos semanais, a irem à bola pela mão dos seus pais, aos jogos de Domingo à tarde, comungarem do mesmo espírito, da mesma alma que une quem partilha essa história.
Há vários momentos mágicos no futebol. Aquela finta que deixa o defesa plantado no chão, o livre superiormente marcado, o chapéu que deixa a bola pairar para depois descair e aninhar-se docemente perante o desespero do "redes"... o título deste blog representa um desses momentos, vem daquele ressalto, daquela finta que escancara o portal de todos os sonhos à aptidão do avançado. Nessa fracção de segundo em que tudo se decide, suspendem-se os gritos, e todos os olhares se dirigem a esse limiar mágico. A angústia é comum a todos, uns por pressentirem que está próxima a explosão orgásmica do golo, outros por desejarem esse pedaço de relva levantado, ou uma recuperação sobre-humana do defesa que desvie a bola para canto.
É desse limiar que se vai fazer este blog, da cristalização de todas as angústias e paixões que se concentram no momento de baliza aberta, esperemos que cada post represente esse remate vitorioso. Estes 3 avançados centro estão cá para isso, juntem-se connosco nos festejos, porque no fundo, a todos nos move a mesma paixão!

Sem comentários: