Beira-Mar x FCP
A história do jogo conta-se em poucas penadas. A entrar com um ritmo lento, o FCP deparou-se com um Beira-Mar com relativa boa organização nomeadamente a nível de meio-campo (o dito "sobrepovoamento"), que emperrava a primeira fase de construção portista, mas que deixava demasiados espaços nas costas para as investidas de Quaresma e companhia. As fragilidades defensivas dos aveirenses e a excelente execução daquela bola parada aos 17' permitiram a Lisandro inaugurar o marcador, estreando-se o argentino este ano na marcação de golos com o peito.
A segunda parte não foi mais do que o desmoronar progressivo da confiança do Beira-Mar (não me lembro de nenhuma oportunidade de golo), exacerbada também a partir do momento em que Jesualdo percebeu que Postiga era um elemento a mais, trocando-o por um muito mais efectivo Adriano (alguém percebeu porque o queriam mandar embora em Dezembro?). Raúl Meireles ainda foi a tempo de arrecadar um galináceo de Eduardo, Alan e Pepe aproveitaram a generosidade do compatriota, o primeiro ao marcar após assistência, o segundo ao cavar uma grande penalidade para este (justamente) concretizar.
Mais algumas notas:
1. a moral de Quaresma e de Lisandro – o “cigano”, na ausência de Anderson, assume-se como o grande fantasista da equipa, constrói, oferece, diverte, e mesmo às vezes insistindo no individualismo sabe empurrar a equipa para a frente; o argentino atravessa apreciável momento de forma, essencialmente física, o que vem mesmo a calhar na “ausência” de Postiga...
2. o aparente cansaço de Lucho, que mesmo marcando não consegue esconder alguma fadiga, falhando por vezes nas compensações defensivas ou nas transições mais rápidas (independentemente disso, a classe está sempre lá).
3. a também aparentemente inevitável descida de divisão deste Beira-Mar, que valha a verdade, mostra demasiadas fragilidades para estar na 1.a Liga. São demasiadas entradas novas, demasiadas mudanças, demasiada falta de planeamento. Alguns jogadores interessantes, é verdade (este Edgar, recente campeão sul-americano sub-20, se perder aquela estranha mania de se encavalitar nas costas do adversário directo, parece ter potencial), mas perdidos no meio de tanta desorganização…
Sem comentários:
Enviar um comentário