Talvez desde o Benfica campeão da época 93/94 que a equipa da Luz não praticava um futebol tão consistente e entusiasmante como o Benfica actual, excluindo o inicio da época obviamente. Deveriam então os benfiquistas estarem satisfeitos com o trabalho do seu treinador, mas não estão, nem podem estar porque o Benfica está em 3º lugar na liga portuguesa a 5 pontos do primeiro classificado, foi eliminado da taça de Portugal pelo Varzim que se encontra na 2ºliga e foi eliminado nos ¼ de final da taça UEFA por uma equipa mediana do campeonato espanhol, poderia alguém estar realmente satisfeito com o trabalho de Fernando Santos? Penso que sim, os adeptos do FC Porto e do Sporting CP.
Virtudes de Fernando Santos no Benfica
1 A teimosia no 442 losango que no início da época não estava a funcionar mas que face aos elementos que constituem o plantel do Benfica é a única táctica adequada.
2 A contratação de Katsouranis, o médio grego é sem duvida uma mais valia para o Benfica.
3 A melhor época de sempre de Simão. “Inventou” uma solução para Simão no losango quando esse parecia ser o maior problema.
4 Alguns jogos de um futebol avassalador como à muito não se via para os lados da Luz.
5 Ser benfiquista ou não, já começo a duvidar.
Defeitos de Fernando Santos no Benfica
1 Não soube ou não o deixaram (e aceitou essa situação) construir um plantel equilibrado.
2 Em dezembro deixou/aceitou a saída de Alcides perdendo logo duas opções, a de lateral direito e a de central, não tendo actualmente qualquer alternativa valida para substituir Nelson do lado direito. Deixou sair Kikin Fonseca e recebeu em troca Derlei ficando claramente a perder com esta troca.
3 Foi preciso o Nuno Assis ser Castigado para Fernando Santos perceber que o Karagounis é um jogador muito acima da média e que tem de jogar.
4 Aquela substituição recorrente a faltar1/2 minutos para acabar o jogo, já à muito que se deixou de usar, não poupa fisicamente o jogador que sai e claramente não dá confiança a quem entra.
5 Foi preciso o Mantorras protestar para Fernando Santos o colocar a jogar mais de 10 minutos. Ate ai o Mantorras só entrava quando era necessário fazer milagres, o que provavelmente não é a melhor forma de um jogador ganhar confiança e ritmo de jogo.
6 Tem o Derlei como primeira opção para avançado em detrimento de Mantorras, tem Derlei como primeira opção para extremo em detrimento de Manu e Paulo Jorge. Derlei nem sequer é jogador do Benfica o que dificulta ainda mais a compreender esta aposta no ex avançado do Leiria e FC Porto.
7 Não foi capaz de perceber o talento de David Luiz nos primeiros meses em que trabalhou com ele, preferindo enfraquecer o meio campo na Vila das Aves colocando Katsouranis a central, frente ao Desportivo das Aves o pior ataque da Liga Portuguesa. Isto parece-me muito grave mas pode ser só impressão minha.
8 Apenas utilizou de forma continuada13/14 jogadores o que originou que os jogadores mais utilizados estejam fisicamente de rastos, sendo os exemplos mais evidentes Katsouranis, Nuno Gomes, Nelson e Léo. E os jogadores não utilizados estejam completamente desmotivados, pois esqueceu quase por completo Manu, Miguelito, Mantorras e Paulo Jorge.
9 Opções ridículas como frente ao Braga colocando David Luiz a lateral esquerdo com Miguelito no banco, como se sentira o antigo jogador de Nacional e Rio Ave? Motivado? Pronto para ajudar a equipa quando for chamado? Pois, se calhar não.
A menos de 10 minutos do fim, quando estava empatado com o Braga e era obrigatório ganhar lança Manu um jogador que não jogava a uns 2 meses por opção técnica, portanto sem ritmo e sem confiança.
A entrada de Manu frente ao Maritimo a 2 minutos do fim, quando o jogo à muito que estava resolvido com o 2-0 e Fernando Santos não foi capaz de apostar no jogador mais cedo para lhe dar ritmo e confiança para jogos em que pode vir a precisar dele.
10 O discurso apático e sem chama, queixando-se recorrentemente que a bola não entra. Fernando Santos deveria antes lembrar-se que é preciso criar condições para a bola entrar, e esse deveria ser o seu trabalho.
11 Demorou mais de um mês a perceber que seria melhor colocar Anderson do lado direito do centro da defesa, face á ausência de Luisão, para estabilizar as exibições do central brasileiro que em muitos jogos foi um dos maiores problemas do Benfica.
Podia facilmente enumerar mais 10 defeitos no trabalho de Fernando Santos ao serviço do Benfica.. Espero que o bom senso exista e o treinador saia no final da época pois a sua continuação pode significar mais uma temporada sem títulos como a presente.
Fernando Santos apenas foi campeão nacional por uma única vez, no comando de uma equipa fantástica do FC Porto que já estava toda montada para ganhar e que vinha de vencer 4 campeonatos consecutivos e quando o Benfica e o Sporting se encontravam de rastos, isto deve quer dizer alguma coisa em relação ao valor Fernando Santos como treinador. Um engenheiro do quase.
Um treinador não deve fazer parte do problema mas sim parte da solução.
P.S.: Peço desculpa pela extensão do post mas tinha de purificar a alma.