quarta-feira, 7 de março de 2007

A Promessa - El Mago

Existe um novo craque a explodir no futebol Brasileiro, mas desta vez trata-se de um chileno, nascido na Venezuela. Chama-se Jorge Luis Valdivia Toro mas é conhecido por El Mago, cognome justificado pela magia que coloca em cada jogada. Começou a sua carreira nas camadas jovens do Colo Colo do Chile destacando-se logo pela sua imensa habilidade e personalidade forte. Em 2003 o Colo Colo optou por emprestar o jogador à Universidad de Concepción tornando-se imediatamente uma das maiores figuras do campeonato chileno desse ano. Foi nesta temporada, destacando-se pela destreza e talento, que ganhou na imprensa o apelido de El Mago. Este sucesso imediato levou-o a transferir-se para o Rayo Vallecano da Espanha (Janeiro de 2004), e de lá para o Servette da Suíça (Junho de 2004). Tornou-se o principal jogador da equipe Suiça até está ter entrado em falência. Em Janeiro de 2005 voltou ao Colo Colo, clube pelo qual nunca tinha vestido a camisola da equipa principal. Jogando pelo emblema Chileno, Valdivia firmou-se definitivamente como o principal craque nacional a par de Matias Fernandez seu companheiro de equipa no Colo Colo e agora a representar o Villareal de Espanha. El Mago tornou-se titular indiscutível da Selecção Chilena, e principal jogador da equipa, que conquistou o Torneio Abertura de 2006. Logo após a conquista, foi vendido em definitivo ao Palmeiras clube onde actualmente actua.

FICHA

Idade: 23
Peso: 71kg
Altura: 173cm
Esquerdino



PERFIL
É um desses raros jogadores que nasceu para ter uma empatia natural com os adeptos, é empolgante a sua forma de jogar, sabe bem que apenas existe um verdadeiro caminho no futebol e esse caminho é em direcção à baliza adversária.
Valdivia é um jogador que não se intimida, que não receia pegar na bola e ir para cima dos adversários com as suas fintas imprevisíveis fazendo isso em velocidade, rasgando uma defesa com uma arrancada, espalhando de imediato o pânico tal é a dificuldade em tirar-lhe a bola sem recorrer à falta. Tem um controle extraordinário do esférico quer em progressão, quer na recepção. É um jogador que pega no jogo da equipa, não se esconde atrás das dificuldades, assume a sua responsabilidade dentro de campo. “No Campo quero ser um jogador livre, um inventor de jogadas”. Possui um excelente remate de media distância, sendo igualmente um excelente executante de bolas paradas.
Joga preferencialmente com médio ofensivo mas quanto a mim a posição onde mais rende é a de avançado móvel, jogando ao lado de um avançado com mais capacidade física. El Mago também tem defeitos, um deles é a sua falta de frieza na concretização, isso é agravado pelo facto de ter uma imensa facilidade em criar oportunidades de golo pois tem um drible curto fantástico dentro da área, sendo capaz de criar espaço facilmente para o remate. Se conseguir corrigir o aspecto da finalização o chileno tem tudo para ser um jogador de topo na Europa, possui uma excelente capacidade em proteger a bola e é capaz de lidar com defesas muito físicas pois tem um bom poder de choque. “Os bons jogadores destacam-se porque se adaptam as circunstancias que existem em cada jogo”. Apresenta ainda uma qualidade e timing no último passe muito acima da média, o que o torna num jogador que faz inúmeras assistências. Apresenta um ritmo muito alto, gosta de estar sempre em jogo, mais próximo do ritmo do futebol Europeu do que do futebol Sul-americano. Ele é acima de tudo um jogador especial, os seus adversários, companheiros, adeptos, treinadores percebem isso mal El Mago toca na bola e ela responde-lhe com a ternura que só se tem com alguém intimo, levando-o a criar “pequenas” genialidades pelo simples prazer de jogar com beleza. É um jogador semelhante ao “nosso” Miccoli tanto no seu futebol, como fisicamente mas sobretudo no carisma comum a todos os mágicos da bola, “apenas” sem o poder de finalização deste. É um jogador que faz falta ao futebol Europeu, cada vez mais sedento destes atletas que destroem com o seu talento as construções defensivas cada vez mais elaboradas.

2 comentários:

PSousa disse...

Nao si onde leste que este tinha um excelente remate de meia distância, pois isso é umas das fragilidades dele, tal como a finalizacao, nao tem grande potencia de remate, pois a maioria das bolas morrem nas maos do GR ou saem fracos e ao lado....De resto poder de choque muito pouco, apesar de ser muito agil que da uma aparencia de poder choque...

Mas muito irreverente e com um talento muito grande, mas no futebol europeu, precisa de ser mais objectivo, mais tactico, algo que numa equipa da europa com marcacoes mais apertadas, e com jogadores com ritmos e maiores intensidades que o Brasileiro, onde os defesas nem marcam , nem saem do chão, pode se perder...Mas se apreender a jogar como equipa, e nao um "vagabundo"dentro do campo, pode ser uma estrela na europa.... jogador a seguir..

PSousa disse...

olha desculpa algum erro mas é de escrever rápido.

Mas era só para dizer que ele é dextro e não esquerdino, apesar de jogar tambem muito bem com o esquerdo...ou seja tem uma multilateralidade muito boa....

Fica bem e fica atento...:)